quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lembrança



Me lembrei de quando ia bem próximo ao lixão do Jardim Gramacho sempre aos domingos evangelizar os carentes juntos com os irmãos. Já faz muito tempo que deixei de ir, mas ainda lembro-me de alguns detalhes. Lembro da entrada que era logo depois de uma pracinha, onde estacionávamos os carros e daí virávamos grupos de 4, 5 ou 6 pessoas, e cada grupo ia pra um canto com sacolas de roupas, mantimentos e algumas bíblias para serem distribuídas.

Sem asfalto, barracos feitos de madeira ou pau a pique, nenhuma infra-estrutura, um cheiro terrível fora e dentro das casas também, e crianças. Muitas crianças de todas as idades e muitas delas nuas, brincando com os porcos que andam livremente pelas vielas. Íamos, então, nos barracos na esperança de que alguém nos atendesse para darmos (além de roupas e comidas) esperança a esse povo através da palavra de Deus, porém, se eles não quisessem ouvir, entregávamos as sacolas e dizíamos “Deus te abençoe”.

Essas pessoas vivem do lixão, debaixo de uma condição deplorável e a menos de 1km do que podemos chamar de civilização!!
Quando fazia esse trabalho, meu coração se alegrava toda vez que o domingo se aproximava, pois as 15:00h saíamos (na maioria das vezes, debaixo de um sol escaldante!) rumo ao lixão, só pra ver a esperança brilhar nos olhinhos daquele povo tão carente de esperança, tão esquecido e humilhado.
Muitos deles permitiam a nossa entrada em seus barracos, alguns pediam para que os esperássemos para que pudesse se arrumar para nos receber, e então depois de ajeitado o cabelo e as roupas trocadas por uma mais “bonita”, nos recebia de coração aberto, mas cheio de ferida na alma. São pessoas que tem sede de Deus em suas vidas.
Então, alguém do grupo lia algum capítulo da bíblia, falava de Deus e Deus falava através desse irmão.

Eu lembro como era maravilhoso e espantoso ao mesmo tempo, ver sorriso de pessoas que não tinham motivo nenhum pra sorrirem. É inenarrável a sensação que se tem qndo vc é usado por Deus para abençoar alguém que vc não conhece, mas que quer tanto ouvir o que vc tem a dizer. Essas pessoas, esquecidas e sujas pelas conseqüências, te olham como se vc fosse um anjo, ressurge neles uma esperança que é clara e se concretiza através dos seus gestos. Eles te abraçam, choram te agradecem imensamente, e desejam a sua volta no próximo domingo e vc não consegue fazer outra coisa a não ser abraça-las, beija-las, chorar com elas e agradecer a Deus por vc poder ter o privilégio de ser instrumento da parte dEle para alguém que é muito importante apesar dos pesares.

A obra continua!! Todo domingo as 15h. Pq Deus sem mim ainda é Deus e continua agindo maravilhosamente.
A esperança teima em existir mesmo numa tarde de sol escaldante de um fim de semana no meio de uma imundice que muitos procuram esquecer que existe.
O fato é que sempre existe alguma família em algum lugar desse mundo precisando de uma sacola de roupas ou sestas básicas sim, mas principalmente precisando ouvir palavra de conforto e de ânimo. Ouvir que existe um Deus que se importa com a sua vida, com o seu sofrimento e, ainda que pareça que nada vai mudar, Deus muda os nossos corações, renova as nossas forças e faz tudo novo. Não existe tesouro maior do que a salvação, do que a vida eterna com Deus. 80,90,100 ou 120 anos não é absolutamente nada se comparado a eternidade.
Isso é renovo. Isso é vida com Jesus. Isso é conforto.
Essa é a arte de evangelizar.

Um comentário:

R.Valadas disse...

Ju,mas que lindo trabalho hein???
Vc só prova que é mesmo uma pessoa maravilhosa.Me sinto um privilegiado por ser teu amigo.Um beijo no seu coração.